Tempo para apreciar os detalhes
Tempo para compartilhar experiências

SLOW TRAVEL

Na década de 1980, na Europa, surge o movimento slow food (comida lenta, em tradução literal), que incentiva uma melhor reflexão sobre a forma de se consumir os alimentos, em contrapartida ao império do “fast food”.

No slow food, procura-se dar atenção à regionalidade, à sazonalidade, valorizando-se produtos orgânicos e locais, com degustação das refeições de forma menos apressada, apreciando-se não só a qualidade da comida, como também o momento da refeição em si.

O prazer de viajar “Sem Pressa”

Esse estilo de vida, que identifica formas alternativas de se vivenciar novas experiências, também ganhou adeptos na moda (Slow Fashion) e no Turismo (Slow Tourism), oportunidades em que se buscam explorar novos destinos “com deslocamentos na medida do seu interesse”.

Experiência Slow Travel

O viajante é o protagonista da sua própria viagem, no sentido de almejar uma melhor interação com diversos aspectos do destino visitado.

Por isso os roteiros são mais lentos, com maior foco nos detalhes e menor tempo de deslocamento.

Imagem by Pasja1000 por Pixabay
Imagem by Ogo no Pexels

Estilo de Viagem

Que tal apreciar um artista pintando um quadro, participar de um curso de culinária, ou mesmo assistir a uma peça de teatro, música ou ópera, após um dia de caminhada em uma bela praia… E por que não parar em um correio para enviar um cartão postal?

Para os apaixonados por compras, que tal dedicar um pouco mais de tempo em busca das melhores ofertas? Ou simplesmente sentar-se e contemplar um belíssimo pôr do sol!

Enfim, para muitos turistas, o Slow Travel é considerado até mesmo uma filosofia de vida, sem tantos deslocamentos, sem aquela pressa de explorar o máximo de lugares e atrações em um menor espaço de tempo possível.

Prioriza-se, antes de tudo, vivenciar o momento com maior flexibilidade, aprender sobre a rotina e os costumes locais, trocar ideias sobre as diversidades, ter tempo de compartilhar experiências e de fazer novas amizades, descobrir locais fora da rota do turismo, explorar o destino a seu próprio ritmo e interesse, apreciando não só o destino almejado, como também os caminhos que levam até ele. 

Consulte opções de roteiro