TURISMO DE ORIGEM

A partir de 1870, os italianos começaram a emigrar para o Brasil, especialmente após a unificação da Itália, por conta da crise econômica e social por qual passavam muitos países europeus.

De onde vieram os nossos antepassados italianos?

A grande maioria veio das regiões da Lombardia (Milão, Mantova, Cremona, Bergamo), Vêneto (Treviso, Verona, Veneza, Padova, Vicenza, Rovigo, Belluno), Campânia (Nápoles, Caserta) e Calábria (Cosenza, Catanzaro).

A princípio, estabeleceram-se nas colônias rurais do sul do Brasil e, à medida em que o número de imigrantes aumentava, a mão de obra expandiu-se para a região sudeste, onde havia as fazendas de café, concentrando-se, particularmente, em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

A sua influência e rica contribuição em todos os setores da sociedade brasileira são notórias, de que são exemplos as festas, tradições e danças típicas, culinária, religião, dialetos, arquitetura e artes.

CIDADANIA ITALIANA

Segundo a legislação italiana, salvo exceções, todo ítalo-brasileiro pode pleitear o reconhecimento da cidadania italiana por descendência (juris Sanguinis) ou pelo casamento.

O processo pode ser feito no Brasil ou na Itália, por meio de assessoria especializada ou pelo próprio interessado, conforme relata Fábio Barbiero nas valiosas lições minudentemente detalhadas no Sagabook  O Guia Definitivo da Cidadania Italiana

Resumidamente, deve-se comprovar que o requerente descende de um italiano nascido na Itália, analisando-se, para tanto, o conjunto original de documentos (certidão de naturalização + certidões de nascimento, casamento e óbito), devidamente apostilados e acompanhados da tradução juramentada, em nome de todos aqueles que compõem a linha sucessória desde o Dante Causa até o requerente.

 

VISITE O LOCAL DE ORIGEM DO SEU ANTENATO

Imagem by Pixamio em Pixabay

PADOVA, ITÁLIA

Que tal incluir no seu roteiro pela Itália a cidade de nascimento de seus antepassados ou mesmo a região de onde emigraram? Se vieram do Norte, partiram no porto de Gênova, tendo como testemunha “La Lanterna”, o histórico farol de 77 metros de altura; na região Sul, partiram do porto de Nápoles, um dos mais importantes do Mediterrâneo.

Pela busca de valiosas informações contidas nos arquivos italianos, há casos em que se consegue identificar até mesmo a rua ou edificação em que os nossos antepassados moraram. A alegria e emoção envolvidas no turismo de origem são indescritíveis!

Então, como podemos ajudá-lo a concretizar o seu sonho?

Consulte opções de roteiros