Taj Mahal, maravilha do mundo
Patrimônio da humanidade pela UNESCO
Imagem by Amavi Tour
A Índia é um país de contrastes, em que se sobressaem cores, aromas, sabores e mistérios, belezas naturais e monumentos exóticos.
No Triângulo Dourado (Nova Dheli, Agra e Jaipur) e arredores concentram-se diversas atrações turísticas que, por si só, já valem a viagem.
Na capital Nova Dheli, visite o Templo de Lótus, a casa de adoração Bahá’i de arquitetura singular, e o Parque Raj Ghat, local de cremação de Mahatma Ghandi. Em visita à Old Dheli, divirta-se com o “caótico organizado” a bordo de um riquixá por entre carros, motos, pedestres, cachorros e vacas sagradas, tudo num frenesi absolutamente surreal e encantador!
Em Agra, a cidade do império mongol, estão localizados o espetacular Taj Mahal, mausoléu que o imperador Shah Jahan construiu para a sua amada esposa Mumtaz Mahal ao longo de 20 anos, e o grandioso Forte de Agra, palácio fortificado de arenito vermelho e mármore ricamente trabalhado em marchetaria!
Jaipur, a cidade cor de rosa
Jaipur, a capital do Rajastão, foi pintada de rosa para receber a visita do Príncipe de Gales, por ocasião de sua fundação em 1728, e desde então é chamada “cidade rosa”. O cartão postal é Hawa Mahal, palácio com inúmeras e estreitas janelas por meio das quais as concubinas do imperador podiam observar a cidade sem serem vistas.
Perto, fica o Jantar Mantar, conjunto de instrumentos para observação astronômica, construído em 1734, onde está o maior relógio solar de pedra do mundo!
E, no topo de uma colina, está o magnífico Forte Amber, residência dos marajás construído com areia vermelha e mármore, cujo acesso pode ser feito de carro, a pé, ou em elefantes.
Mais ao centro do país, nos Parques Nacionais de Kanha, Bandhavgarh e Satpura é possível fazer tours para observar os magníficos tigres-de-bengala.
A cidade sagrada de Varanasi
Na cidade sagrada de Varanasi pode-se presenciar a espiritualidade extrema às margens do Rio Ganges. É aqui, em um de seus 84 ghats (escadarias), que os hindus lavam roupas, tomam banhos diários, realizam cerimônias com oferendas e cremam os seus mortos.
No extremo norte, próximo à nascente do Rio Ganges, fica Rishikesh, a famosa cidade que abrigou os Beatles na década de 60, destino para aqueles que buscam retiros espirituais, yoga, meditação e alimentação natural.
Havendo oportunidade, também conheça a cosmopolita Mumbai, capital financeira da Índia, em que está Bollywood, a famosa indústria do cinema, assim como Calcutá, o centro da cultura bengali, em que viveu e trabalhou Madre Teresa por 40 anos.
Posts recentes