De onde vem seu Antenato?

Veneza, capital da região do Vêneto, Itália

Video by Caelan Kelley por Pixabay

No nordeste da Itália, a bela região do Vêneto, rica em cultura e história, é dividida nas províncias de Belluno, Padova, Rovigo, Treviso, Veneza, Verona e Vicenza. Além da língua italiana, fala-se o vêneto, também adotado pelas comunidades do sul do Brasil.

Imagem by Vonvikken - Own work, Public Domain

Províncias do Vêneto: Belluno, Padova, Rovigo, Treviso, Veneza (capital da região), Verona e Vicenza

A capital Veneza é o seu cartão postal. Cidade inteiramente construída sobre a água, com rica arquitetura e história, deve ser visitada ao menos uma vez na vida! Destaques para a Praça San Marco, Ponte dos Suspiros, o Palácio Ducal e a Basílica de San Marco. Perca-se por entre as inúmeras ruelas com muitas lojinhas, restaurantes e oficinais artesãs e não deixe de passear nas icônicas gôndolas.

Casa de Julieta, o grande amor de Romeu 

Imagem by Andreas Lischka Pixabay - Casa di Giulietta

Na romântica Verona é possível explorar as atrações a pé, passando por Castelvecchio, Torre dei Lamberti e a belíssima Arena de Verona, que data de mais de dois mil anos. Conheça a Casa di Giulietta, cujo amor por Romeu foi eternizado no clássico de Shakespeare, o Museu da Tipografia Antiga e o Museu de Rádio de Época..

Padova, cultura e história em um único lugar

Imagem by Leonhard Niederwimmer por Pixabay - Turismo e Arquitetura em Padova, Itália

Em Padova respira-se cultura e história! Sede da Universidade de Padova (Palazzo del Bo) (1222), uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa, onde surgiu a primeira sala de anatomia, graduou-se a primeira mulher (1678) e lecionaram Galileu Galilei e Copérnico! Conheça o famoso Caffé Pedrocchi (1831) frequentado por estudantes, artistas e intelectuais e o Prato della Valle, a maior praça da Itália, palco dos sermões de Santo Antonio. Confira o magnífico ciclo de afrescos de Giotto (1303) na Capella degli Scrovegni, as tumbas de Santa Giustina e de Luca, na Basílica de Santa Giustina, as relíquias de Santo Antonio na Basílica de San’Antonio, uma das maiores do mundo. Visite o Orto Botanico di Padova, o jardim botânico universitário (1545) mais antigo da Europa, rico em plantas medicinais e biodiversidade!

Treviso era conhecida como Urbs picta (cidade pintada) pelo fato de os palácios e casas serem decorados com inúmeros afrescos. Banhada pelo rio Sile e entrecortada por canais de água, é elegante, rica em cultura e arquitetura. Na Igreja de San Francesco (1231) encontra-se o túmulo de Francesca, filha do poeta Petrarca e de Pietro, filho do escritor Dante Alighieri. É de Treviso o mais antigo livro em aritmética comercial impresso em vernáculo veneziano, “Arte dell’Abbaco” (1478), a sobremesa tiramisù e do famoso prosecco.

Belluno, aventura e beleza nas Dolomitas

Imagens by Kordula Vahle por Pixabay

Belluno é cidade alpina porta de entrada para se conhecer as famosas Dolomitas, cordilheira com cenários espetaculares, considerado patrimônio mundial da UNESCO. Na região, destaca-se o centro turístico em Cortina d’Ampezzo, considerado a maior área de esqui do mundo, palco de famosas competições internacionais!

Posts recentes